O desempenho da paulistana Sylvia Maltese como pianista, professora e pesquisadora lhe valem o reconhecimento do público e da crítica especializada.
Vários prêmios lhe foram outorgados durante sua carreira, entre eles o APCA de 1983, por sua participação no Duo Pianístico de São Paulo; o CIESP de 2011, Excelência Mulher 2011, pelo conjunto de sua obra e também em 2011, pela Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, a Comenda Carlos Gomes, por seu trabalho de pesquisa e gravação da obra musical de Alfredo D’Escragnolle Taunay, Visconde de Taunay.
Filha da pianista Ida Maltese, com ela iniciou seus estudos musicais, prosseguindo-os com Dinorá de Carvalho, José Kliass, Cláudio de Brito e Anna Stella Schic.
Sylvia Maltese Soares, desenvolveu sua carreira de pianista alternando apresentações solo com duos de piano. Em colaboração com os pianistas Joel Bello Soares, Paola Tarditi, Clélia Ognibene, Ida Maltese e Marlys Lopes Gatto, realizou recitais, gravações e CDs.
Seus mais recentes CDs solo são Música Brasileira para Piano – Savino De Benedictis e sua Escola de Composição; Música Brasileira do Império – Visconde de Taunay – composições para piano; Mulheres Compositoras França-Brasil e Emilia De Benedictis, obra completa para piano.
Atua em concertos, congressos e festivais em importantes centros de cultura musical do Brasil e do exterior, como Roma, Milão e Pavia, na Itália, onde apresentou suas pesquisas relacionadas a obras de autores brasileiros e ítalo-brasileiros.
Dedicaram-lhe obras os compositores brasileiros Adelaide Pereira da Silva, Almeida Prado, Amaral Vieira, Dinorá de Carvalho, Maria Helena Rosas Fernandes, Nilcéia C. da Silva Baroncelli, Nilson Lombardi, Otávio Azevedo, Sérgio O. de Vasconcellos-Corrêa e Silvânia Barros.
Ministra cursos de técnica e interpretação pianística e, como membro de júri, participa de concursos de piano, nacionais e internacionais.
Desde 2006, é Membro Titular da Academia Nacional de Música.
Fonte: Curriculum.