O Museu Nacional do Piano está instalado em Brasília – DF, no Núcleo Bandeirante, área rural denominada Córrego da Onça, próximo à Área Alfa, da Marinha do Brasil, onde fica a sede da empresa CASA do PIANO. É o único museu da espécie no país.
Com mais de 50 pianos em exposição, dentre as peças do acervo, algumas se destacam por sua história e relevância cultural, contando com pianos datados do ano 1850, além de réplicas construídas especialmente para o acervo, como um piano de cauda duplo, cujo instrumento original fora construído pela renomada fábrica Pleyel, em Paris.
Destaca-se também, dentre as peças, o Piano da marca Zeitter & Wilkemann, que pertenceu à pianista, professora e compositora Neusa França, autora do Hino Oficial de Brasília, oficializado pelo Decreto n.º 51.000, de 19 de julho de 1961. Nesse próprio instrumento foi composto o mencionado hino.
Faz parte do acervo uma pianola construída no século XIX, acionada por pedais que reproduzem músicas, por meio de rolos de partituras de papel perfurado.
O Museu está aberto todos os dias, exceto aos “domingos e segundas-feiras”. Confira os horários por meio do link: https://vendas.cerradoexperience.com.br/f/museu-casa-do-piano/museu-casa-do-piano
Durante a visita, o técnico afinador e fundador da Casa do Piano, Rogério Resende, destaca a importância histórica de cada piano. No percurso são apresentados pianos originais, datados a partir de 1850, réplicas de 1831 e 1890 e pianolas originais com partituras em rolo de papel, além de uma preciosa coleção de miniaturas de pianos que perfazem um total aproximado de 700 peças. O roteiro inicia nas dependências da oficina de restauração de pianos acústicos e termina dentro do Carreta, palco para recitais e eventos diversos.
A visita tem a duração de 1h15min à 1h30min.
Preço único por pessoa: R$ 40,00 (crianças até 6 anos não pagam).
De terça a sábado:
Período da manhã: 08:30h e 10h.
No período da tarde: 14h e 16h.
Após o pagamento do ingresso, envie uma mensagem pelo WhatsApp para confirmar sua reserva.