Heloísa Fernandes, pianista

Heloísa Fernandes – CD Fruto

A pianista e compositora Heloísa Fernandes nasceu em Presidente Prudente, estado de São Paulo, e atualmente reside na cidade de São Paulo. Começou a estudar piano com sua mãe, pianista e musicista, aos cinco anos de idade; posteriormente em sua educação formal, foi aluna dos pianistas Paulo Gori e Gilberto Tinetti, com os quais cultivou seu gosto pela música clássica.

Formou-se em piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, em regência pelo Centro de Estudos Tom Jobim e em composição pela Universidade de São Paulo. Seu repertório centra-se em sublimes interpretações instrumentais e jazzísticas da música popular brasileira.

Em 2001, foi uma das cinco finalistas de um dos mais relevantes prêmios musicais do Brasil, o Prêmio Visa de Música Brasileira, tornando-se conhecida nacionalmente e consolidando sua carreira profssional.

Desde então, ela vem pesquisando música popular brasileira, música folclórica e dança, utilizando-as como fonte inspiradoras para as suas composições.

Em 2005, acompanhou o gaitista italiano Gianluca Littera com a Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo regida por Gil Jardim. No mesmo ano, foi convidada pela cidade de São Paulo para participar de um tributo à lendária pianista brasileira Guiomar Novaes, com uma apresentação de piano solo no Teatro Municipal de São João da Boa Vista.

O ano de 2005 também presenciou o lançamento de seu primeiro disco, Fruto, pelo selo brasileiro Maritaca. O repertório consiste de composições próprias e arranjos para composições de Pixinguinha e Caetano Veloso. Heloísa teve como colaboradores musicais alguns dos melhores músicos brasileiros: os percussionistas Naná Vasconcelos, Ari Colares e Sérgio Reze; o baixista Zeca Assumpcão; o fautista Teco Cardoso e, como diretor musical, Gil Jardim. O lançamento deste CD levou a apresentações pelo Brasil e trouxe reconhecimento internacional a Heloísa.

No ano passado, ela desenvolveu parcerias com a compositora brasileira Léa Freire e a saxofonista Maria Bragança, incluindo uma série de concertos com esta última no Festival de Minas Gerais nas Universidades de São João Del Rey e Ouro Preto. Heloísa fez também sua estreia internacional, com grande sucesso de crítica, no Spoleto Festival USA, em Charleston, na Carolina do Sul.

Para a fase seguinte de seu trabalho de composição, Heloísa organizou o projeto Melodias do Brasil – Identidade e Transformação. Ao longo de doze meses, ela estudou a pesquisa de Mário de Andrade e colaboradores, que haviam documentado melodias folclóricas brasileiras de 1936 a 1938. Eles transcreveram melodias de todas as regiões do país e publicaram 570 delas em Melodias Registradas por Meios Não-Mecânicos em 1946, o primeiro material editado sobre folclore no Brasil. Continue lendo aqui

Fonte: http://www.maritaca.art.br/heloisafernandes.html.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload