Joel Bello Soares, com um roteiro de apresentações de intensa e diversificada atividade artística, obteve, além do aplauso da crítica especializada e do público, vários prêmios, tendo sido agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito da Presidência da República Portuguesa e, em Alagoas, onde nasceu, com a Comenda dos Palmares, com a Comenda Desembargador Mário Guimarães e com a Comenda do Mérito Provincial José Bento da Cunha Figueiredo Júnior.
Aperfeiçoou-se com Hermínia Roubaud (Rio de Janeiro), Jacques Février (Paris) e Rosa Sabater (Santiago de Compostela).
Apresentações em vários países da Europa, Américas, Austrália, Ásia e África, além das principais cidades brasileiras, fazem parte de suas atividades que englobam palestras, cursos de Técnica e Interpretação Pianística, recitais e inúmeros concertos com orquestra.
Gravou vários discos com repertório de compositores brasileiros e portugueses. dos quais o mais recente inclui obras de Villa-Lobos, Alceu Bocchino e Ivo Cruz. É portador de uma grande e diversificada experiência pedagógica exercida na Escola de Música de Brasília e no Departamento de Música da Universidade de Brasília. É professor visitante do Círculo de Cultura Musical/ARTAVE – Famalicão, Portugal. Dedicaram-lhe obras os seguintes compositores: Alceo Bocchino, Cristopher Bochmann e Teodoro Nogueira.
Como membro do Júri esteve presente em vários concursos de piano e música de câmara, no Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Anápolis (GO), Saint-Cloud (Paris), São Paulo (SP), no Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto (Portugal) e no Concurso Internacional Maria Campina (Portugal).
Joel Bello Soares foi Coordenador Artístico e Pedagógico do V ao X Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), além de ter colaborado como assessor musical do Instituto Camões, na Embaixada de Portugal em Brasília. Por eleição, é Membro Correspondente da Academia Nacional de Música.
Saiba mais aqui