Museu Itinerante

Rogério Resende, idealizador do Projeto Museu Itinerante do Piano

Rogério Resende, idealizador do Projeto Museu Itinerante do Piano

 

 

O projeto Museu Itinerante é único do gênero no mundo com caráter social e cultural e pedagógico.  Propõe contar a história da indústria do piano expondo exemplares originais do séc. XIX e XX e réplicas do sec. XVIII e XIX estas últimas fabricadas pela Casa do Piano.

A estrutura

Uma carreta/baú articulada com 19 metros de comprimento que ao estacionar transforma-se em um salão fechado de 88 metros quadrados. Minuciosamente preparado para exposição e visita com cerca de quatorze exemplares (caudas e verticais), incluindo peças raríssimas. Completando o conjunto monta-se junto ao museu um palco coberto com 30 metros quadrados de área com equipamentos som/iluminação/imagem de altíssima qualidade, apto a receber artistas locais preferencialmente, para se apresentarem nos finais de semana. visitações ao Museu na 10ª Semana Nacional de Museus em Maio de 2012 em Brasilia. Croqui Período de permanência do museu: 04 dias de quinta a domingo. Horário de funcionamento: das 10h às 18h. Área Desejada para instalação/Montagem 800m² aproximadamente com ponto de energia 380/220V, no caso de impossibilidade o museu possui um gerador de energia. Horário das apresentações de palco: das 19h às 21h. Equipe Técnica: 11 pessoas.

Apresentações do Museu

História, arte e música no parque da cidade de Brasília-DF,  junho de 2015.

O Museu Itinerante do Piano inova nesta edição de 2015, convida o grupo internacional Toy Ensemble de Portugal para uma apresentação excepcional do espetáculo Tocado, Falado & Riscado – Como nasceram as estrelas – Baseado na obra de Clarice Lispector. O repórter Heitor Menezes acompanhou de perto esta “história”, confira aqui.

Parque da Cidade Cartaz  Visitas

Apresentações  Grupo e publico

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

 

Museu Itinerante do Piano no Mix Social, julho de 2014

FEDF realiza MIX SOCIAL e promove integração da Casas Espíritas do DF com a parceria do Museu Itinerante do Piano apresentando seus exemplares raros e antigos e disponibilizando seu palco para apresentações musicais das casas participantes.

Programa no Mix Social 2014

Colagens1   apresentação e publico invertido

Redimencionada 1

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

Morar Mais por Menos e Museu Itinerante do Piano, novembro de 2013.

Museu Itinerante do piano em parceria com o projeto Morar Mais por Menos em Brasília-Lago Sul, estaciona sua carreta em frente ao evento e convida voce a apreciar mais uma exposição sobre a história do piano.
Mostra de exemplares raros, originais como por exemplo, pianolas “pianos de rolo” ou “de filmes faroeste”, piano Square “piano quadrado” entre outros…

 

Cartaz Morar mais por menos 2013

Programa com Joel Bello Soares Morarmaispormenos2013

 

Pianos  Redimencion Joel MMM

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

Estacionamento do CAVE do Guará II-DF- Final da temporada, Dezembro de 2012.

Cartaz Guará

 

Colagens21       Colagens22

Guará 2012        FOTOS4

 

FOTOS2        FOTOS3 

Colagens10

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

10ª Semana Nacional de Museus em Brasília, maio de 2012.

Exposição show e oficina tudo em um só local… Museu Itinerante do Piano. Grande evento que o museu vai ao encontro de seu público, participando da 10ª semana nacional de museus do IBRAM evento anual desta entidade.

Area externa                             Interna      Mosaico                            Ligia e Brapo   Cabrera Nelson Alexandre  

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

12º Canto da Primavera em Pirenópolis – GO, em dezembro de 2011.

Confira o álbum aqui: Album fotos em Pirenópolis-GO no Canto da Primavera 2011.

Colagens12                         Pedro e Joel

 

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

Recital do pianista internacional Joel Bello Soares em homenagem ao maestro Alceo Bocchino realizado na casa do piano em junho de 2013.

Veja aqui o programa: homenagem Alceo Bocchino – Joel Bello Soares 15.06.13.jpg

Colagens16                 Colagens17

 

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

 A casa do piano recebeu os pianistas Ana Clara e Pedro Neme para mais um recital a quatro mãos.

Confira o programa aqui: Duo NEME_museu.

Duo Pedro Neme na Casa do Piano 16.03.13

____ & ____¶_____ &_____ ¶____&_____ ¶____&_____ ¶____

O Museu na Casa Thomas Jefferson

A Casa do piano começou sua itinerância com o museu do piano, fazendo uma pequena mostra de exemplares originais e uma réplica especial do Doublepiano no foiyer do auditório da Casa Thomas Jefferson em 19/03/2010 apresentando dois recitais a quatro mãos executado primeiramente pelas conceituadíssimas professoras/concertistas de piano de Brasília Neusa França e Maria Emília Osório, e na semana seguinte do dia 26/03/2010 pelos conceituadíssimos professores/concertistas Joel Bello Soares e Sylvia Maltese.

Mostra e recital       Visita Neusa e Convidados